quinta-feira, 10 de março de 2011

O MITO DE ORFEU -

Colégio Estadual “Albert Sabin”
Goiânia 23 de Fevereiro de 2011
Aluna: Verônica Rafaela Nascimento Peixoto


Professora: Maria Silma
TURMA: 7º ANO "C" TURNO: VESPERTINO

O Mito de Orfeu
Orfeu nasceu nas vizinhanças do Olimpio, frequentado pelas musas. Ele era exlente poeta,
cantor e músico, sendo considerado o inventor da citara. Passava o dia cantando ao som de sua lira, a qual aumentou de sete para nove cordas.
Seu Canto era tão melodioso que, ao ouvi-lo,os homens mais brutais ficavam sensibilizados, as farás mais ferozes vinham repousar a seus pés mansamente, os pássaros pousavam nas árvores, os rios suspendiam seu curso e as árvores formavam coros de dança.
Devido a sua fraqueza física, Orfeu participou da expedição doa Argonautas apenas marcando a cadência para os remadores. Durante as tormentas ele abrandava as vagas e tranqüilizava a tripulação com seu canto. E quando as sereias começavam a cantar, Orfeu entoava cantos mais agradáveis que o delas, livrando os remadores do fascínio.
Orfeu era apaixonado por Eurídice, filha do Apolo. No dia de seu casamento, Eurídice, sua noiva, caminhava pelas margens do rio, quando apareceu Aristeu , que tentou violentá-la. No dia desespero de se livrar do atacante, ela pisou numa serpente escondida na vegetação e morreu depois de ser picada.
Orfeu julgou que devia procurá-la mesmo entre os mortos. Tomou sua lira e desceu ao inferno.
Em seguida no inferno, Orfeu encanta com sua música todos os seres sombrios e monstruosos que lá habitam.
Então O herói sensibiliza também os reis do inferno, o deus Hades e sua esposa Perséfone, e consegui permisão para levar Eurídice de volta ao mundo da luz, mas, entretanto uma condição e estabelecida por Hades e Perséfone: Orfeu só poderia olhar para sua amada depois de terem saído do inferno então o casal dirigi-se ao mundo dos vivos, sendo Orfeu seguido a certa distancia por Eurídice. Porém no momento em que já estavam completando o percurso, Orfeu para certificar-se que sua amada estava por perto, olha para trás e vê Eurídice perder-se para sempre nos abismos do inferno

Nenhum comentário:

Postar um comentário