terça-feira, 1 de dezembro de 2009

As faces da "Dor Dividida"/ Aids, um assunto em debate


16/11/2009

A obra Dor dividida tem com seu principal tema a AIDS, ela vem mostrando esse tema polêmico de maneira simples e bem clara aos jovens, tendo esse público alvo. A autora mostra dramas e dúvidas relacionados ao tema, fazendo o uso de uma linguagem simples, como gírias ela procura atingir seu público alvo, aborda a importância do relacionamento familiar para o tratamento do doente. Chama a atenção do leitor para as diferentes formas de contágio do vírus.

Além de contar a história, ao final vem nos informar através de uma palestra , oreal problema da AIDS, sua prevenção e consequências usando um persinagem da história, o tio de Alice, Inácio, uma vítima deste mal, podemos interpretar que ele morreu devido as complicações da doença. A obra Dor Dividida, de Augusta Fleury de Melo, é um misto entre realidade e ficção, e de forma bem clara derruba um tabu que ainda existe um grupo de risco, pois ele trabalha com a realidade de um personagem que se contamina com o vírus através de uma transfusão de sangue, trabalhando assim a questão do preconceito em relação à pessoa contaminada.


(alunas:Thaís alves e Camila Daniel- 2ª série A do Ensino Médio; matutino-In: análise da obra Dor Dividida de Augusta Fleury de Melo)



17/11/2009

A autora Augusta fleury de Melo, aborda um bom assunto para a sociedade, a AIDS. hoje temos vários casos da doença e o seu livro mostra vários fatos importantes como preconceito, a ajuda a transmição. a autora vem mostrar que o fato do preconceito existe e muito, pois pessoas pensam que a contaminação com a doença só ocorre atrvés de relações sexuais promíscuas, uso de drogas injetáveis, mas não pode também, pessoas que recebem sangue por motivos diversos. Ela de maneira clara, usando uma linguagem simples, mostra que o preconceito não ajuda em nada, que a pessoa doente precisa de carinho, apoio e atenção. Para que o doente tenha uma qualidade devida melhor, além de remédios, ele precisa de sua família. A autora mostra ainda mais, a importância de se fazer palestras, campanhas de prevenção como meio de diminuir o número de pessoas contaminadas, romper com este círculo que tende a crescer, porque pessoas ainda acreditam que nunca vai acontece com elas, ou que foram talvez escolhidos por Ser supremo para que fossem imunes.


(alunas: Renata Morais e Juliana Morais- 2ª série B, do Ensino Médio, matutino-In: análise da obra Dor Dividida de Augusta Fleury de Melo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário