terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Professor no século XXI


19/10/2009


Professor, profissional que dedica à educar pessoas, para que os mesmos possam se transformar em bons profissionais no futuro, pelo menos é assim que é vista essa profissão superficialmente.

Mas podemos dizer que ser professor não deveria considera apenas uma profissão, mas sim "um Dom", pois como todos sabem, o professor na atual sociedade não é valorizado como deveria ser, para um profissional que dedica sua vida em prol da vida de outros, deveria ser ao menos reconhecido como o que gera a base de uma sociedade, pois qualquer cidadão, para ocupar qualquer profissão passa primeiro pela mão de um professor.

Como em todas profissões enfrentam desafios, ser professor talvez seja o que mais enfrente, e mesmo assim não são valorizados, ganham salários super baixos, trabalham longas horas, sem dizer que é a única profissão que leva trabalho para casa depois da jornada desgastante de trabalho.

O professor além de não ser respeitado na sociedade, ainda encontram alunos que tornam esta realidade ainda pior, exempos a serem citados são aqueles que burlam a aula do professor mesmo estando em sala de aula. levando estes profissionais a um nível de stress imensurável, o que faz com que muitos desistam da profissão, ou parem em uma clínica de repouso, deixando cada vez mais a educação carente de bons profissionais.

este é o retrato do professor do século XXI, e apesar de todas estas dificuldades, críticas e desvalorização, muitos profissionais ainda lutam para construir uma sociedade de indivíduos que busquem seus direitos e lutem também por reconhecimento, respeito no que fazem porque acreditam na EDUCAÇÃO com meio de mudar o mundo.


(aluna Thaís Alves- 2ª série do ensino médio)

2 comentários:

  1. PARABÉNS MARIA SILMA,VOCÊ ESTÁ FAZENDO A DIFERENÇA, TRABALHANDO E UTILIZANDO COM SEUS ALUNOS AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO. CONTINUE ENFRENTANDO ESTES NOVOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  2. Jane Maria da Costa5.10.10

    Gostei muito da colocação da nossa querida aluna Thais, que mostra tão concretamente a dura realidade do professor no momento. É gratificante para nós educadores,observar que ainda existem alunos que conseguem enxergar o lado oposto,enquanto a maioria apedreja, outros percebem a grandeza dessa missão pouco valorizada. Obrigada Thais , vc é uma aluna maravilhosa! Beijosss...

    ResponderExcluir